terça-feira, 3 de março de 2009

Manchester City: De que adianta ter dinheiro!

Manchester City é dos clubes mais emblemáticos da premierleague, e neste momento dos mais ricos de todo o mundo. Investiu forte neste último ano, e vai certamente continuar a investir á grande no mercado, nos próximos anos. Mas tem muitos, muitos problemas:

-Tem um proprietário que quer fama, não sucesso. Gasta dinheiro a torto e a direito, sem critério. Prefere "nomes" sonantes, a jogadores de qualidade. Tenho duvidas que perceba alguma coisa de futebol.

-Têm um treinado fraquito. Falar de Mark Hughes e de sucesso na mesma frase até parece ridiculo.

-O plantel ainda está muito aquém, para quem quer lutar, pelo menos, pelos 5 primeiros lugares.

-Exemplo a seguir: O Cheslea fez o que tinha a fazer: Contratou um bom treinador (Mourinho), e como sabia que dificilmente atrairia jogadores que já jogassem em grandes clubes, começou por contratar jogadores que jogassem em campeonatos inferiores (Essien, Petr Cech, Drogba em França, Robben na Holanda, R.Carvalho, Tiago, P.Ferreira em Portugal...) ou então contrataria jogadores que já jogassem em grandes campeonato,. mas em equipas reles (Duff, Bridge, Gudjhonsen...) É isto que o City deve fazer. Não consegue atraiar craque mundiais como Káká, pois estes sabem bem que o City não lhes dá garantias. Robinho foi um caso é parte.

...

Em França têm muito por onde escolher. Benzema é dificil, mas não impossivel. Toulalan, Gorcuff (ainda que emprestado)... Na Alemanha podiam tentar Mário Gomez, Mertesaker, Podolsky (agora é tade)... Na Holanda á sempre bons joven a aparecer, e em Portugal, tambem á muito talento, pronto a ser exportado. Podem tentar clubes em crise como o Valência. Villa, Marchena, Albiol, Miguel, Manuel Fernandes, David Silva. Tudo contratações dificeis, mas concretizáveis. Em Inglaterra o que não falta é jogadores bons em equipas normais. Downing, Lescott, Agbonlahor, Ashley Young, M.Tuner, Ashton... Mas lá está. Estes são jogadores que jamais o dono irá contratar. Porque são jogadores que não dariam que falar na imprensa, e o que ele quer é fama. Não me espantaria que tentasse Shevshenko, Saviola, Adriano ou Ronaldinho por exemplo. Jogadores só para o protagonismo, mas que em termos desportivos, neste momento pouco acrescentariam.

Na baliza têm Given, que não é mau, e Hart que dá para suplente.
Na defesa aproveita-se pouco. M.Richard, Dunne e Wayne Bridge. Zabaleta não se adaptou bem a Inglaterra, Garrido, Onuhoa, Mills e Gláuber são fraquitos para quem quer lutar pelo titulo e Kompany foi feito pela imprensa. Uma eterna promessa que não vai passar disso. Nessessitam de pelo menos 4 contratações criteriosas.
No meio campo têm Elano (que extranhamente não joga muito) Robinho, Ireland, e De Jong. O M.Johnson tambem não é mau, e o W.Phillips ainda vá. O resto é para despachar, porque ganham muito e não jogam nada.
Na frente, ficam com o Bellamy, regressa o Jô, que depois de se adaptar não à de ser assim tão mau, e pouco mais.
E têm de ter um bom treinador. Nada de Scolari's nem Rijkarrd's.

...

É assim, grandes revoluções nem sempre dão resultado, e isto iria ser uma revolução, mas deixar as coisas como estão ainda é pior. Num ano não se consegue, mas em 3 talvez. Abramovic fê-lo no Chelsea, por isso não é impossivel. Apesar de ter cometido erros, ninguem pode negar que o Chelsea é neste momento das melhores equipas do mundo, e candidato a tudo. Premier, Champions, FA cup...
O City pode seguir-lhe o exemplo, basta ter inteligêcia para tal! E sorte...

Sem comentários:

Enviar um comentário