sexta-feira, 6 de março de 2009

Mourinho á Mourinho: Mas talvez tenha passado dos limites!


Monólogo de Mourinho:


“Eu não gosto de prostituição intelectual. Houve uma grande manipulação intelectual, um trabalho organizado para manipular a opinião pública de um mundo que não é o meu: eu trabalho no futebol”

“Nos últimos dois dias não se tem falado da Roma, que tem grandíssimos jogadores, mas que terminará a temporada sem nenhum título. Não se tem falado do Milan, que tem 12 pontos a menos que nós e terminará a temporada sem nenhum título. Não se tem falado da Juve que tem conquistado tantos pontos graças aos erros dos árbitros”

“Nós só vencemos uma partida, em Siena”

“Faltam 91 dias [para o fim da temporada]. Depois entrarei em férias e nesse tempo posso fazer uma conferência de imprensa medieval. Eu falo com os jornalistas porque sou obrigado. Spalleti fala antes da partida, durante o intervalo e ao fim do jogo, é amigo de todos. Eu não sou assim. Eu não manipulo a opinião pública nem sou um campeão do horário nobre”

“Se Ranieri defende o Spalletti, eu estou do lado de todos os treinadores que têm perdido pontos devido aos erros dos árbitros nos jogos com a Juventus"


Existe um limite para tudo, e desta vez Mourinho passou esse limite. Em Inglaterra é normal haver "picanços" entre treinadores, em Espanha isso tambem acontece, mas em Itália a cultura é diferente, e nem Mourinho nem ninguem pode modar isso. Não havia necessidade para tais declarações, e se todos sabemos, o objectivo de Mourinho é virar as atenções para si, e tirar pressão aos jogadores, desta vez, o tiro saiu-lhe ao lado.


É que agora, tirando o pessoal apoiante do Inter, todos odeiam Mourinho e o seu clube. Treinadores, adeptos, dirigentes, federação, comunicação social...todos. As derrotas do Inter, a partir de agora vão ser motivo de alegria, e isso, a meu ver, até vai colocar mais pressão nos jogadores do Inter, que não poderão perder.

Os seus adversários vão jogar muito mais motivados, os árbitros, não sei até que ponto, em caso de duvida, serão contra o Inter, e a comunicação social, estará sempre preparada para uma ofensiva.


Mourinho desta vez errou. Exagerou. Já o tinha feito numa eliminatória com o Barça, mas na altura, e depois de ter perdido a eliminatória, disse que tinha ido longe demais, e que até ficaria a torcer pelo Barça na Champions. Foi uma maneira de pedir desculpa. E cheira-me que desta vez, Mourinho á sua maneira, vai fazer o mesmo. Fico a aguardar os próximos capitulos, mas uma coisa é certa:


Estas coias podem não correctas, mas dão muito mais graça ao futebol, a até devia haver mais treinadores assim.


o monólogo aqui:


Rui Patricio no Milan?


Apenas especulação. Não creio que os Milaneses gastem perto de 20 milhões de euros (cláusula) num keeper. A não ser que o Sporting negoceie por menos. Fala-se tambem em Lloris do Lyon, mas pessoalmente acho que vão apostar num Italiano. Talvez Amélia.


Mas para o Sporting até poderia ser uma boa noticia. Ganhava dinheiro e podia ir buscar Eduardo ou Beto, bem mais baratos, e com grande categoria.

terça-feira, 3 de março de 2009

Manchester City: De que adianta ter dinheiro!

Manchester City é dos clubes mais emblemáticos da premierleague, e neste momento dos mais ricos de todo o mundo. Investiu forte neste último ano, e vai certamente continuar a investir á grande no mercado, nos próximos anos. Mas tem muitos, muitos problemas:

-Tem um proprietário que quer fama, não sucesso. Gasta dinheiro a torto e a direito, sem critério. Prefere "nomes" sonantes, a jogadores de qualidade. Tenho duvidas que perceba alguma coisa de futebol.

-Têm um treinado fraquito. Falar de Mark Hughes e de sucesso na mesma frase até parece ridiculo.

-O plantel ainda está muito aquém, para quem quer lutar, pelo menos, pelos 5 primeiros lugares.

-Exemplo a seguir: O Cheslea fez o que tinha a fazer: Contratou um bom treinador (Mourinho), e como sabia que dificilmente atrairia jogadores que já jogassem em grandes clubes, começou por contratar jogadores que jogassem em campeonatos inferiores (Essien, Petr Cech, Drogba em França, Robben na Holanda, R.Carvalho, Tiago, P.Ferreira em Portugal...) ou então contrataria jogadores que já jogassem em grandes campeonato,. mas em equipas reles (Duff, Bridge, Gudjhonsen...) É isto que o City deve fazer. Não consegue atraiar craque mundiais como Káká, pois estes sabem bem que o City não lhes dá garantias. Robinho foi um caso é parte.

...

Em França têm muito por onde escolher. Benzema é dificil, mas não impossivel. Toulalan, Gorcuff (ainda que emprestado)... Na Alemanha podiam tentar Mário Gomez, Mertesaker, Podolsky (agora é tade)... Na Holanda á sempre bons joven a aparecer, e em Portugal, tambem á muito talento, pronto a ser exportado. Podem tentar clubes em crise como o Valência. Villa, Marchena, Albiol, Miguel, Manuel Fernandes, David Silva. Tudo contratações dificeis, mas concretizáveis. Em Inglaterra o que não falta é jogadores bons em equipas normais. Downing, Lescott, Agbonlahor, Ashley Young, M.Tuner, Ashton... Mas lá está. Estes são jogadores que jamais o dono irá contratar. Porque são jogadores que não dariam que falar na imprensa, e o que ele quer é fama. Não me espantaria que tentasse Shevshenko, Saviola, Adriano ou Ronaldinho por exemplo. Jogadores só para o protagonismo, mas que em termos desportivos, neste momento pouco acrescentariam.

Na baliza têm Given, que não é mau, e Hart que dá para suplente.
Na defesa aproveita-se pouco. M.Richard, Dunne e Wayne Bridge. Zabaleta não se adaptou bem a Inglaterra, Garrido, Onuhoa, Mills e Gláuber são fraquitos para quem quer lutar pelo titulo e Kompany foi feito pela imprensa. Uma eterna promessa que não vai passar disso. Nessessitam de pelo menos 4 contratações criteriosas.
No meio campo têm Elano (que extranhamente não joga muito) Robinho, Ireland, e De Jong. O M.Johnson tambem não é mau, e o W.Phillips ainda vá. O resto é para despachar, porque ganham muito e não jogam nada.
Na frente, ficam com o Bellamy, regressa o Jô, que depois de se adaptar não à de ser assim tão mau, e pouco mais.
E têm de ter um bom treinador. Nada de Scolari's nem Rijkarrd's.

...

É assim, grandes revoluções nem sempre dão resultado, e isto iria ser uma revolução, mas deixar as coisas como estão ainda é pior. Num ano não se consegue, mas em 3 talvez. Abramovic fê-lo no Chelsea, por isso não é impossivel. Apesar de ter cometido erros, ninguem pode negar que o Chelsea é neste momento das melhores equipas do mundo, e candidato a tudo. Premier, Champions, FA cup...
O City pode seguir-lhe o exemplo, basta ter inteligêcia para tal! E sorte...

Jovem promessa (4)


Mamadou Sakho (PSG)

1990-02-13

Defesa Central


Pode jogar tambem a lateral esquerdo, mas é na zona central onde prefere jogar. Apesar de alto e forte, é rápido e tem grande agilidade. Nasceu no Senegal, mas já tem naturalidade Francesa, e pode muito em breve ser chamado por Domenech. Coleciona várias internacionalizações jovens pela França, já é titular do PSG e até já capitaniou a equipa! Sendo o mais jovem de sempre a fazê-lo pelo PSG. Com grande margem de crescimento, Sakho pode tornar-se numa referência, apesar de ser, já neste momento, um dos melhores centrais do campeonato francês. Vamos vê-lo em acção com o Braga, onde poderá confirmar todo o seu talento.

Grimi falha resto da época


Grimi lesionou-se com gravidade e vai parar 4 meses. Rochemback tambem está com problemas e vai parar 3 semanas. Se isto é bom ou mau para o Sporting??? Talvez até seja bom. Não que eu deseje lesões seja a quem for. Não!!! Eu quero que recuperem depressa, mas neste momento, Rochemback está em má forma, como aliás teve a época toda, e Grimi é muito irregular. Talvez apostar em Adrien para trinco seja uma boa noticia para o Sporting, ou então colocar Moutinho a 6. No Benfica Carlos Martins e Amorim tambem estão com problemas. Se Carlos Martins não vai fazer muita diferença a Quique, porque nem sempre joga, já Amorim pode fazer falta. Tem-me surpreendido bastante este rapaz. Não esperava que fosse titular, e que até fizesse tão boas exibições, e nem sequer tem jogado na sua posição de origem. No Porto os lesionados são os laterais. E são logo 3 ou 4 ao mesmo tempo. Lá vai ter o Pedro Emanuel que jogar a lateral. É algo triste ver este veterano, que teve uma carreira bastante interessante, acabar a carreira assim, a lateral, posição onde mativestamente joga muito pouco.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Melhores do mês: Fevereiro 2009

Melhor onze internacional:

guarda-redes- Van Der Sar (Manchester UTD)
defesa direito- Maicon (Inter)
defesa esquerdo- Luciano Zauri (Fiorentina)
defesa central- Pepe (Real Madrid)
defesa central- Rio Ferdinand (Manchester United)
médio centro- Cambiasso (Inter)
médio direito- Cristiano Ronaldo (Manchester United)
médio esquerdo- Robben (Real Madrid)
médio ofensivo- Sessegnon (PSG)
avançado- Giuly (PSG)
avanaçdo- Raúl (Real Madrid)

Equipa do mês- Manchester United
treinado do mês- Alex Fergusson
jogador do mês- Rio Ferdinand

Melhor onze nacional:

guarda-redes- Eduardo (Braga)
defesa direito-Maxi (Benfica)
defesa esquerdo- Evaldo (Braga)
defesa central- Maicon (Nacional)
defesa central- Bruno Alves (Porto)
médio centro- Jardel (Estrela da Amadora)
médio centro esquerdo- Rúben Micael (Nacional)
médio centro direito- Luis Aguiar (Braga)
avançado- Liedson (Sporting)
avançado-Hulk (Porto)
avnçado- Nênê (Nacional)

Equipa do mês- Nacional
treinador do mês- Manuel Machado
jogador do mês- Jardel (Estrela da Amadora)

20ª jornada

Na sexta (porquê na sexta???) , o Benfica venceu o Leixões por 2-1. Elvis (p.b.) e Nuno Gomes marcaram os golos do SLB. Mais uma vez o Benfica teve de sofrer, e muito na parte final do encontro. José Mota e Quique tiveram uma valente discussão. Giro, giro, era se tivessem mesmo chegado á parte da violência. Quem levaria o KO???
No Dragão, Porto e Sporting empataram a zero. Se algum equipa merecia ter ganho era o Sporting, pois enviou uma bola á barra, e teve a outra grande opurtunidade do encontro. Foi um jogo reles, reles, reles, muito lento, e com 2 treinadores cobardes (não arriscaram nadinha).
Carvalhal estreou-se em grande no Maritimo e ganhou 5-1 ao Setúbal. Se acabar a época em grande, será um sério candidato a suceder a Paulo Bento, a Jesualdo ou a Quique! Irão os 3 embora??? Maybe...

Lá por fora, o Man UTD conquistou a taça da liga. Essa é a taça mais reles, mas as finais são para se ganhar!!! Foi nos penaltis, mas ganharam. 0-0 foi o resulatdo nos 120 minutos.
O Inter empatou a 3 com a Roma em San Siro, num jogo tipicamente...britânico. Italiano é que não foi...
O Barça parece estar a perder força e foi derrotado pelo Atlético por 4-3. O Real aproximou-se e já só está a 4 pontinhos. Adorava que o Barça ainda perdesse este campeonato. Adorava mesmo!!!

E Aqui, o MTBA bateu o Morteirense por 4-0. Eu tinha dito que seria preciso jogar muito mais do que frente ao Sintra football, e não só jogaram mais, como fizeram uma das melhores exibições da época. Luis Diogo, Tiago (2) e Mini marcaram os golos. O Morteirense ficou assim 8 pontos atrás, e tem desvantagem no confronto directo.