quarta-feira, 2 de setembro de 2009

terminaram as transferências: Balanço do futebol Internacional!

Terminou o período de transferências. É altura de fazer um balanço sobre o que se passou e tentar perceber o que vai acontecer nos mais importantes campeonatos europeus.

Em Espanha, o Real investiu forte no mercado. Terá um onze fortíssimo com Casillas na baliza, Pepe e Albiol como centrais, e três laterais a lutar por dois lugares: Sérgio Ramos, Arbeloa e Marcelo. Xabi Alonso e Lass farão duplo pivot defensivo, Ronaldo e Kaká darão a criatividade ao meio campo, e na frente a mobilidade de Benzema e Raúl farão certamente muitos estragos. Com Higuaín, Granero e Van Nisteroy á espreita o plantel dos merengues está fortíssimo. Conseguirá Pellegrini carburar a máquina? É a grande duvida!

Onde não existem duvidas se a máquina vai funcionar, é em Barcelona. Só com uma troca no seu onze base (Eto’o por Ibra), a equipa catalã é a mais séria candidata ao titulo. Guardiola está na história por ter 100% de títulos conquistados (ganhou todos os possíveis até ao momento), e pela atitude ofensiva que dá ao Barça.

Quem tambem está forte este ano, apesar da dificulades financeiras é o Valência. Têm finalmente um bom guarda-redes, Moyá, reforçaram a defesa com Mathieu (Toulouse), Dealbert e Bruno, que complementam Miguel, Marchena, e Alexis. Um meio campo forte com muitas opções, como Albelda, Baraja, Manuel Fernandes, Banega e Pablo, e um ataque fortíssimo. cheio de internacionais espanhóis: Villa, Silva, Mata, Joaquin, Vicente, e o gigante Sérvio Zigic. Barça e Real terão de ter cuidado com estes!

Há ainda o Atlético, que este ano não fez grandes mudanças. Contrataram um bom guarda-redes, Asenjo, mas de resto mantêm a base da época passada. Prometem sempre muito, mas desiludem sempre. Um lugar entre o 4º e o 8º espera-os!

O Villarreal tem tambem uma equipa fortísima. Nilmar juntou-se a Rossi, Cazorla, Senna, Llorente, Pires, Gonzalo, Diego López, Godin, Capdevilla, enfim, jogadores de grande qualidade. Quem não parece estar tão forte é o Sevilla. Apesar de ter mantido quase a mesma equipa, e ter contratado Negredo e Zokora, antevejo um campeonato mais irregular para eles.

Para surpresas, aposto no Getafe, no Depor, mas principalmente no Zaragoza. Está cheio de gente talentosa. Carrizo, Ayala, Diogo, Luccin, Pinnant, Ponzio, Arizmendi, Ewertin e Uche. Se conseguirem gerir os egos desta gente complicada, farão um bom campeonato.

Passo agora para Itália.

Candidatos, vejo dois: Inter e Juve. Disputarão taco-a-taco o Calcio. O Inter ficou mais forte com a chegada de Eto'o, Milito, Motta, Sneider e Lucio, e é o mais forte candidato, e a Juve ganhou um dos melhores médios da actualidade: Diego! Será uma luta muito, muito renhida!

Quanto há Roma, apesar de forte, falta-lhe claramente mais talento, e quanto ao Milan, bem, quanto ao Milan, cheira-me que seja um ano de destastre completo. O treinador não vai acabar a época (será um surpresa se passar o Natal), e a equipa parece desmotivada. Algo vai mal em Milão. Uma revolução precisa-se!

Fiorentina(com Gillardino), Lázio(com Zarate), Nápoles(com Quagliarella e Hamsik), Sampdória(com Cassano) e Génova lutarão por lugares europeus. Vou-me concentrar neste Génova porque além de ser das equipas que mais aprecio, este ano têm um plantel fantástico. Têm aquele que considero ser o 2º melhor keeper Italiano, o Amélia, na defesa têm Criscito, Biava, Moretti (exValência), e um jovem Grego com um nome complicado, mas que vai dar que falar. Como jogam com 3 centrais, têm uns laterais muito ofensivos, cheios de técnica e velocidade. Modesto, Mesto, M.Rossi, e Fatic disputarão esses lugares. No centro do terreno reforçaram-se com o Espanhol Zapater, Kharja, Jankovic e têm ainda Juric e Milannetto. Na frente opções para todos os gostos: Crespo, Sculli, Palladino, Figueroa, Palácio e contrataram tambem aquele que era o melhor jogador da Atalante e que custou 11 milhões Folcari. Podem não ser muito conhecidos, mas garanto que estes jogadores são muito, mas muito bons!

A surpresa deverá ser o Parma!

Agora passo para a Premierleague, a mais emocianante liga!

Para campeão aposto no Chelsea, que está mais forte que na época passada. Manchester e Liverpool, disputarão a meu ver os dois lugares seguintes, e Arsenal, apesar do bom inicio, deverá ficar com o quarto posto.

Mas porquê que a premierleague é melhor do mundo?

É que além do espectáculo que nos dão, contam ainda com uma série de equipa que podem intrometer-se nesta luta pelos primeiros lugares. Não ficaria nada surpreendido se Tottenham, City ou Villa se conseguissem intrometer na luta com estes quatro. Ou quem sabe mesmo, lutar pelo titulo.

O City tem obrigações disso. Apesar de terem um mau treinador (o que os vai lixar na minha opinião), têm no plantel: Given, M.Richards, Lescot, W.Bridge, Touré, Gareth Barry (que jogador!), Robinho, Wright-Phillips, Tevez, Adebayor, Santa Cruz, Bellamy, Zabaleta, enfim, nunca mais acaba! Uma constelação de estrelas, onde para mim, uma brilha mais que as outras, e o seu nome não consta em cima: Ireland ! Que dinâmica incrivel que dá áquele meio campo! Para mim, o melhor da equipa! São uma incógnita, tanto podem ser primeiros, como décimos, se aquilo correr mal.

Tottenham contam este ano com um bom treinador, não mudaram em demasia, e serão uma equipa ter em conta. Assim como Villa que com Martin O'Neil, podem almejar a tudo. Pedir o campeonato será demais, mas uma ida á champions, porque não?

De todas as equipas que falei anteriormente, certamente uma ou duas iram desiludir. Quais? Nem eu, nem ninguem saberá! Uma que me parece estar mais fraca é o Portsmouth, Será uma sorte se não descer. Assim como o Blackburn.

Para surpresa da prova aposto no Sunderland. Têm um bom treinador, e uma equipa interessante. Estou tambem curioso para ver o Hull com o seu trio ofensivo: Ghillas, Geovanni e Altidore, que mais tarde ou mais cedo, serão o trio titular do ataque. Fulham, West Ham e Birmingham, farão a meu ver, campeonatos tranquilos, com as restante equipas a lutarem para não descer.

Nos restantes campeonatos, vou fazer apenas um olhar de passagem:

Na Alemanha Bayern, mais tarde ou mais cedo, irá assumir a lideranca. É essa a minha convicção, e é essa a sua obrigação. Wolfsburgo, Hamburgo e Shalke lutarão pelos lugares seguintes, com um Bremen claramente mais fraco, apesar de terem um, dos mais talentosos jogadores do campeonato, Mesut Ozil!

Na França, o Lyon reforçou-se bem, o Marselha será forte e o Bordéus tentará por tudo, manter o titulo em sua posse. Favoritos? Não arrisco, apesar da equipa de Lisandro e Michel Bastos parecer a mais forte do momento.

Na Holanda, tudo em aberto. Az, PSV, Ajax, Twente, Feynord e com um pouco de vontade Ultrech, lutarão pelos lugares cimeiros. Aposto para campeão no PSV de Afellay, Dzsudzsak, Engelaar e Koevermans.

Na Escócia será uma luta a dois. Celtic e Rangers. Vamos ver como reagirá o Rangers sem o seu emblemático campitão Fergusson! Aposto no católicos de Aiden McGeady, McDonald e Boruc para o tiulo.

Ainda nos restantes campeonatos, aposto para campeão AEK (espero que acabe a hegemonia do Olympiakos), Dinamo Kyev, Rubin Kazan, Anderlecht, Galatasary, Young Boys e Dinamo Bucareste.

Vamos ver como decorrem as coisas. Aguardemos por bons espéctáculos, bons golos, campenatos renhidos, com emoção, e com muitas surpresas neste futebol da treta...

4 comentários:

  1. Carlos Sousa:

    muito bom post.

    Concordo com quase tudo, até nas surpresas. O úncio que não me parece que vá acontecer é a premierleague ir para o chelsea. Acho que vai outra vez para o Manchester United

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Já somos dois a puxar pelo Genoa !

    eu digo isto:

    Real
    Chelsea
    Inter
    Bayern
    PSV
    Celtic
    Lyon


    ps-Já agora podias ter falado do campeonato português.

    ResponderEliminar
  3. eu falo do campeonato Português muito regularmente.

    Aqui neste post, concentrei-me apenas no futebol internacional.

    cumps

    ResponderEliminar
  4. o Nápoles tambem tem uma equipa do caraças. Quagliarella, Hamsik, Lavezzi e Gargano a dar espectáculo!

    cuidado com eles.

    Em Espanha acho que o Valencia não tem hipoteses, e concordo quando dizes que o Sevilla este ano vai desiludir.

    Em Inglaterra, aposto (e gostava) que ganhasse o Tottenham, mas bem sei que é quase impossivel. Ainda para mais com a lesão do Modric.

    ResponderEliminar