terça-feira, 14 de julho de 2009

Lucros nas transferências dos 3 grandes Portugueses

O futebolfinance divulgou os lucros e as despesas dos 3 grandes portugueses em transferências. Fica o copy:

"Desde 2000 os três grandes clubes Portugueses (Benfica, Porto e Sporting) movimentaram mais de 875 milhões de Euros na venda e aquisição de jogadores. Em termos de mais valias geradas, é óbvia a necessidades de atingir o sucesso desportivo no espaço entre a compra/formação de jogadores e a sua venda, como meio valorizar os seus direitos económicos."

"Reunimos os valores das aquisições e vendas de jogadores de Benfica, Porto e Sporting desde a temporada de 2000/01 até 2008/09, como forma de constatar-mos os lucros obtidos através das transferências de jogadores."

FC PortoAquisições: 155 milhões de Euros / Vendas: 305 milhões de Euros / Lucro: 150 milhões de Euros
Maior investimento em jogadores em 04/05 com 50 milhões de Euros
Maior receita na venda de jogadores em 04/05 com 98 milhões de Euros

SL BenficaAquisições: 115 milhões de Euros / Vendas: 125 milhões de Euros / Lucro: 10 milhões de Euros
Maior investimento em jogadores em 07/08 com 37 milhões de Euros
Maior receita na venda de jogadores em 07/08 com 48 milhões de Euros

Sporting CPAquisições: 60 milhões de Euros / Vendas: 110 milhões de Euros / Lucro: 50 milhões de Euros
Maior investimento em jogadores em 07/08 com 10 milhões de Euros
Maior receita na venda de jogadores em 07/08 com 33 milhões de Euros

"Nota: (1)Os valores apresentados são aproximados, servindo apenas como meio de comparação e constatação da política de transferências e resultados obtidos pelos clubes em causa, (2) Foi contabilizado para o estudo o valor total do passe de cada jogador pago pelo clube comprador a quando da transferência."
"(ex: o jogador Manuel Fernandes foi vendido em 07/08 pelo Benfica ao Valencia por 18M€, no entanto o Benfica só detinha 50% dos seus direitos, pois havia alienado previamente 50% do passe do jogador. Para efeitos do estudo foram contabilizados os 18M€.)"


...

Pode-se analisar os números de forma simples. O Porto vende mais, vende melhor, e apesar de gastar muito mais, consegue ter bastante lucro. Não se encontra a nadar em dinheiro, mas está melhor que os seus rivais.
O Benfica é o que tem menos lucro. É sabido que o passivo tem aumentado, mas consegue receitas de outras formas. Aproxima-se cada vez mais do Porto em termos de dinheiro gasto. Não consegue é vender tão bem.
O Sporting, tem gasto menos, mas tem um lucro superior ao Benfica, em termos de venda de jogadores. A tentativa de reduzir o passivo, explicam os poucos investimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário